segunda-feira, 28 de setembro de 2015

[Resenha]: Alien Abduction - um dos melhores Found Footage alienígenas.

Alien Abduction foi um filme que realmente me chamou a atenção, não só pela história mas também o Found Footage que foi extremamente perturbador e realística até demais! O filme começa com imagens de uma câmera sendo levada por uma figura desconhecida. As imagens registram luzes estranhas, e a câmera logo é jogada por um orifício de algo que está acima da atmosfera terrestre. A câmera despenca de quilômetros de altura e atinge o chão, trincando sua lente mas ainda funcionando. Estilo found footage de ficção científica/terror lançado nos Estados Unidos em 4 de abril de 2014. O filme estrela Riley Polanski como um garoto autista de 11 anos que grava a malfadada viagem de sua família com sua câmera de mão.
Esse é o longa de estreia do diretor Matty Beckerman e nos traz mais um filme de "câmera achada", só que agora com ETs. Não que isso seja novidade já que temos o conhecido, e até elogiado, "Contatos de 4º" com a linda Milla Jovovich, o atual fraquíssimo "Skinwalker Ranch" (2013) e o curta "Slumber Party Alien Abduction" do filme V/H/S/2 (2013) que inclusive os cartazes são bem parecidos. Acompanhamos aqui as imagens de um suposto arquivo real de um dos casos do famoso, e suposto, "Projeto Livro Azul" da Força Aérea Americana. Logo de cara nos é informado em caracteres na tela: "Projeto Livro Azul, caso 4499. Outubro de 2011: As Abduções de Brown Mountain. 27 pessoas desapareceram logo depois de centenas de testemunhas oculares afirmarem terem visto as luzes. A câmera de vídeo do autista de 11 anos, Riley Morris, foi recuperada ali perto." Tudo se passa na região de Brown Mountain que fica na Carolina do Norte, EUA, local onde supostamente tem se avistado OVNIs e acontecido inúmeras abduções.Vemos tudo pelas lentes do pequeno Riley que filma todo o passeio pelas montanhas. Uma das melhores sequências é com certeza a do túnel onde inúmeros carros abandonados são encontrados impedindo a passagem pelo local e eles resolvem continuar a pé para ver o que está acontecendo, e é onde o pai, Peter, desaparece. Aí a coisa fica feia.
O ritmo é muito bom, pois o que interessa não demora pra acontecer e quando acontece realmente impulsiona o filme. Também vale destacar o clima de tensão quando se veem encurralados pelas criaturas em uma casa no meio da floresta e algumas outras pequenas situações aqui e ali. O detalhe do autismo do garoto que filma tudo é uma boa sacada, pois isso justifica ele não se abalar com os acontecimentos e filmar até seus entes queridos sendo massacrados brutalmente sem nem tremer as mãos. O filme se passa em uma total correria pela floresta da montanha em que eles estão. As cenas não são nada fracas, ouvimos até o estalar dos ossos quebrando enquanto a mãe de Riley é abduzida e totalmente contorcida pela luz antes de ser levada por eles.O diretor intercala as cenas com estática alta e irregular, os efeitos são incluídos de uma maneira rápida e esteticamente suja e intencional. Se você deseja encontrar alguma coisa nova nesse mar de filmes found-footage, ou encontrar uma nova maneira de abordar um tema com esse tipo de material, o diretor Beckerman tem.
O mais intrigante que tem nesse filme é que quando quase toda a família é raptada, sobrando apenas Riley e Jillian, que escapam pela floresta, ou pelo menos acham. Amanhece e você até pensa que tudo dará certo, mas não! Os dois avistam uma vila não muito longe descendo a motanha, mas quando finalmente acham uma estrada, ela os leva de volta para o túnel do início, o que faz você pensar que os Aliens possam ter manipulado o local, como algum tipo de força ou ilusão que não deixa ir embora que ali entra. Os dois saem correndo novamente pela estrada e um carro de polícia se aproxima, tudo parece ficar bem quando um policial desce, mas os três acabam abduzidos no momento em que ele chamava por reforços. Riley consegue manter sua câmera consigo durante o rapto e as imagens mostram uma rápida subida ao espaço sideral, seguida de imagens desfocadas de pessoas sofrendo testes doloridos em macas. Em seguida, as mesmas imagens que abriram o filme são exibidas e a câmera, após cair de volta à Terra, é recuperada pela Força Aérea dos Estados Unidos.
Em uma cena pós-créditos, um policial encontra Peter um ano depois em uma ponte, nu, sozinho, chocado e com o cabelo e barba compridos. O policial diz em seu rádio que encontrou "mais um deles" e que acha que ele é o "pai".

Para os fracos: não assistam sozinhos!
Trailer Legendado de "Alien Abduction".

Nenhum comentário:

Postar um comentário