quarta-feira, 16 de setembro de 2015

[Resenha]: Scream - Qual seu filme de terror favorito?

Então, aqui estou eu escrevendo o primeiro post (de vários, espero) aqui no blog! O título desse post já sugere algo não é mesmo? Bom, vamos ao que interessa.. SCREAM (Pânico).
Primeiramente, esse filme é SENSACIONAL, mas eu não estou aqui só para convence-los a assistir né?! ASSISTA... agora vou fazer a séria: Scream (Pânico)) é um filme norte-americano do gênero suspense produzido no ano de 1996. Foi dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson. O filme revitalizou o gênero nos anos 1990 de forma semelhante à que Halloween de 1978 fez na segunda metade dos anos 1970, utilizando um conceito que combinava cenas assustadoras com diálogos que satirizavam os clichês dos filmes de terror. No filme estão vários ídolos adolescentes da época, incluindo: Neve Campbell, Rose McGowan e Courteney Cox (então no auge de sua fama no seriado Friends). Scream tornou-se um grande sucesso comercial em sua estreia e foi um dos filmes mais lucrativos do ano de 1996, sendo aclamado por críticos de todo o mundo. Devido ao seu sucesso, resultaram três sequências: Scream 2, Scream 3 e Scream 4, que inicialmente teve sua estreia agendada para 2010 nos cinemas de todo o mundo, porém, o estúdio resolveu adiar o inicio da produção do filme, fazendo com que a estreia acontecesse em 15 de abril de 2011.
Depois dessa wiki aí eu vou falar com as minhas palavras sobre a saga. Bom, antes de tudo o diretor, poucos vão reconhecer o nome, Wes Craven, além de diretor ele foi o nosso lendário Freddy Krueger, Nightmare on Elm Street (A Hora do Pesadelo) e dirigiu todos os 4 filmes Scream, mais a Serie feita pela MTV antes de morrer agora no final de Agosto devido a um câncer no cérebro.. Descanse em paz Wes. O filme, além de ter revolucionado toda a indústria cinematográfica da época, fazendo com que os filmes do gênero ressurgissem das trevas, Scream deixou muita gente traumatizada! Eu por exemplo não sou nem louco de perder a virgindade porque eu tenho amor à vida. Se você não entendeu nada é porque é novinho demais para ter presenciado a febre que esse filme causou no mundo no fim dos anos 90 (falou o adulto de 18 anos..), mas enfim a história se trata basicamente de uma vingança e assim como vários filmes do gênero tudo se revela na grande cena final.
Um psicopata, assassino e serial killer que gosta de brincar com suas vítimas antes.. o telefone toca.. uma voz estranha diz "olá".. e assim começa um cena muito agonizante de perseguição e estripamento (sim, estripamento, ele estripa suas vítimas), a única chance de você sobreviver é entrando no joguinho do assassino, ele fará perguntas sobre filmes de terror e se você errar, bem, você morre! O assassino é conhecido como Ghostface, assim como vários outros icones de filmes de terror na época que tem um "face" após o seu nome. Ele usa uma capa toda preta com capuz, botas e luvas também pretas e a máscara de fantasma que oculta seu rosto (óbvio), além de carregar por dentro da máscara um pequeno dispositivo que muda a voz, podendo assim nao ser reconhecido ao telefone com suas vítimas antes do ataque, e claro, nas suas mãos, uma pequena faca, mas que faz grandes estragos hehehe.
Aí do lado vemos a Drew Barrymore, primeira cena do primeiro filme, claramente ouvindo as neras do Ghostface pouco antes de ser morta. Para manter Drew Barrymore assustada e chorando o maior tempo possível, o diretor Wes Craven contava-lhe histórias reais sobre a crueldade com animais. Mas a principal de todo o elenco é a Sidney Prescott (Neve Campbell) uma adolescente traumatizada pela morte de sua mãe após um possível estupro e ridicularizada na escola pela fama que a mesma tinha de ser uma "vadia". Sidney era a típica garota exemplar, VIRGEM, com um namorado que até então a respeitava, e rodeada de amigos... Morava apenas com seu pai e tinha uma pequena desavença com Gale Weathers (Courtney Cox) repórter jornalística local que sempre fazia questão de falar que a história sobre a morte da mãe de Sidney não era verdade e que sim, sua mãe era uma mulher promíscua e tinha casos com outros homens da cidade. Courtney Cox aceitou o papel de jornalista chata pois queria se desvencilhar de sua imagem boazinha que ficou após encarnando a Mônica, de Friends. Ela e David Arquette (Dewey) se conheceram e se apaixonaram no set das filmagens de Scream.
Agora a Sidney como já dito é a personagem principal não só do primeiro como dos outos 3 filmes da saga (ela não morre mesmo, desista) e em praticamente todos os filmes ela perde todos que amam, sinceramente não sei como consegue, além de viver tomando facada... Conforme os filmes vão se passando ela vai ficando mais forte e inteligente, você vai perceber isso logo de cara no segundo filme quando ela se afasta de seus colegas para evitar mais mortes nesse ciclo afim de tentar pegar o assassino sozinha, mas bem, não falarei sobre os outros aqui porque já está enorme e acaba ficando cansativo. O filme teve sua estreia em 1,413 salas arrecadando $6,354,586 em seu primeiro fim de semana de exibição. No final de sua primeira exibição nos cinemas arrecadou quase $87 milhões, e foi relançado em 11 de Abril de 1997 arrecadando mais $16 milhões. Seu total final foi de $103,046,663 na América do Norte depois de ficar 19 semanas em cartaz. Seu total mundial foi de $173,046,663. Scream foi o décimo terceiro filme mais visto dos EUA no ano de 1996 e se tornou o 6° filme de terror da história a ultrapassar a barreira dos 170 milhões de dólares em bilheteria. Antes dele, somente Tubarão 2, Drácula de Bram Stoker, Entrevista com o Vampiro, O Exorcista e Tubarão conseguiram essa façanha. Depois dele os filmes de terror ganharam mais visibilidade, mas poucos ainda conseguem superar esses números. Também foi o filme de terror mais visto em 1996/1997 no mundo todo. O filme é até hoje a produção do gênero "slasher movie" com a maior bilheteria já registrada. Curiosamente suas seqüencias ocupam a 2ª e 3ª posição, respectivamente, seguido por I Know What You Did Last Summer e Freddy vs. Jason. "Scream" é até hoje o 3° filme que rendeu mais dinheiro para os estúdios da Dimension Films.
Para finalizar, nunca confie em ninguem que apareça na sua frente cheio de sangue dizendo "não é o que parece", há regras nos filmes de terror e caso você acabe vivendo um aqui vai umas dicas: - Não faça sexo, a sua única chance é ser virgem, os virgens sempre escapam. - Não beba, geralmente os que bebem são os que tem a morte mais estúpida de todas e só não escaparam por estarem embriagados - Não use drogas, você vai achar que o assassino é pura ilusão da sua mente e bem, você já sabe.. MORRE! Obrigado para os que leram, comentários são bem-vindos e desculpe ficar tão extenso, há muito o que falar ainda porém deixarei para os próximos filmes e ir com calma hehehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário